Sobre a Revista

A Revista de Ciências Sociais Aplicadas – RCSA é uma publicação digital com periodicidade semestral, cujo objetivo é o de promover a divulgação do conhecimento acadêmico-científico relacionado às áreas de ciências sociais e afins produzido por docentes, discentes e demais profissionais, inclusive àqueles externos ao UNICEPLAC.

A Revista de Ciências Sociais Aplicadas – RCSA Publica artigos teóricos e aplicados em ciências sociais escritos em português. No caso de trabalhos aplicados, solicitamos o encaminhamento da base de dados utilizada juntamente da submissão do artigo.

Edição Atual

v. 2 n. 1 (2021): A INFLUÊNCIA DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL (LRF) NA GESTÃO DO ADMINISTRADOR PÚBLICO.
					Visualizar v. 2 n. 1 (2021): A INFLUÊNCIA DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL (LRF) NA GESTÃO DO ADMINISTRADOR PÚBLICO.

Este artigo abrange a atuação dos gestores fiscais em relação ao orçamento público, na função de defender o orçamento anual e o seu devido planejamento orçamentário, conforme as receitas e despesas previstas no Plano Plurianual (PPA). Para auxiliar as atividades desses gestores foi criada a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), com a finalidade de prevenir e corrigir situações que prejudiquem o equilíbrio entre as receitas e despesas públicas. O objetivo geral do presente artigo é realizar uma revisão na literatura da Lei de Responsabilidade Fiscal, buscando demonstrar a influência desta lei no cotidiano dos gestores públicos. A metodologia utilizada na referida pesquisa foi descritiva, qualitativa com estudo comparativo. O aludido artigo tem o intuito de responder a três perguntas: O que é LRF? Quais vantagens e consequências após sua criação? Qual sua influência na vida do gestor público? De posse dos dados que se limitaram em analisar as variáveis: Planejamento; Equilíbrio das Contas Públicas; Transparência; e Responsabilização dos gestores, constatou-se que a Lei de Responsabilidade Fiscal trouxe vantagens para o controle do orçamento público, mas também trouxe desafios mais rigorosos aos administradores.

Publicado: 23-05-2022
Ver Todas as Edições