Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Autores precisam registrar-se com a revista antes de enviar ou, se já estiver registrado, pode simplesmente fazer login e iniciar o processo de cinco etapas.

De acordo com as seguinte normas de submissão:

A Revista de Ciências Sociais Aplicadas é um periódico que atende às diversas áreas de formação deste Centro Universitário. Sua publicação é feita semestralmente e destina-se à produção científica do corpo discente e docente do UNICEPLAC e também a todos que tem interesse em serem autores.

Dada sua abrangência e multidisciplinariedade, muitas são as possibilidades de publicação: artigos, ensaios, estudos de caso, testes empíricos e a produção de resenhas. Vale destacar que todo o conteúdo e seu teor são de total responsabilidade de seus autores(as), não refletindo, necessariamente, a opinião da Revista de Ciência Sociais Aplicadas do UNICEPLAC.

A equipe de professores que desempenham funções de revisão e avaliação apreciará os trabalhos submetidos, cuja originalidade do conteúdo deve contribuir com o desenvolvimento e a pesquisa no âmbito acadêmico. Além disso, uma vez que o trabalho tenha recebido o aceite desta revista, ele não mais poderá ser submetido a outro periódico – indicando a cessão integral dos direitos autorais a esta revista.

Em se tratando de pesquisa envolvendo seres humanos, e atendendo o disposto na Resolução CNS n.º 466/2012, o(s) autor(es) deve(m) mencionar, no texto do manuscrito, o número do protocolo de aprovação do projeto, emitido por Comitê de Ética reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, Conselho Nacional de Saúde (CONEP-CNS), ou por órgão equivalente, quando tiver sido executada em outro país. Do mesmo modo, deve(m) mencionar no texto a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos participantes da pesquisa.

A Revista de Ciências Sociais Aplicadas reserva-se o direito de adequar o texto e demais ilustrações a padrões mínimos de coerência, coesão e de qualidade, de modo que a produção a ser veiculada apresente-se escorreita.

 

  • Os autores deverão seguir as orientações abaixo:

  1. Serão consideradas as seguintes categorias: artigos, estudos de caso, estudos teóricos/bibliográficos, pesquisas empíricas, ensaios técnicos e resenhas. 
  2. A Revista de Ciências Sociais Aplicadas publicará artigos originais e inéditos que se relacionem com a área de Ciências Sociais e que sejam dotados de atributos relacionados à teoria/prática em seus segmentos e a caráter de exclusividade dado à revista.
  3. Os trabalhos deverão ter entre 4500 a 7000 palavras, não contados o resumo, abstract e as referências. Os textos de resenha deverão ter cerca de 1500 a 2000 palavras. A escrita do texto deve ser em Word (ou outro compatível) e a formatação da página deverá ser: margens superior e esquerda, 3 cm; inferior e direita, 2 cm; todo o texto deve ser escrito em Arial 12 (os títulos e subtítulos Arial, a primeira letra deverá ser maiúscula, salvo para nomes próprios e/ou científicos). A paginação deve vir no canto inferior direito e deve ser sequencial, exceto a primeira página.
  4. Imagens e figuras devem estar em formato editável e em JPEG (300 DPI). Os títulos das imagens/figuras/tabelas devem vir na parte superior e numeradas sequencialmente na ordem em que aparecem no texto e centralizados. Na parte inferior citar a fonte (mesmo se for o próprio autor) centralizada. Ex. Fonte: Da Autora, ano. Montagens com várias ilustrações devem conter todas as fontes. A imagem deve ser inserida o mais próximo do texto na qual se refere. A fonte utilizada deve ser do tamanho 10. Segundo as normas ABNT – NBR 14724/21, antes de qualquer imagem (Figura, Gráfico, Tabela e/ou Quadro) deve inserir um parágrafo, enfatize ou resuma apenas as observações mais relevantes e indique no texto que antecede a ilustração.
  5. O Editorial (texto opinativo sobre assunto de interesse para o momento atual, com repercussão na prática profissional), resenhas e ensaios técnicos, devem conter até três (3) páginas e deverá ser feito em Word, fonte Arial 12 e espaçamento simples. O nome do autor deve vir logo abaixo do título, escrito por extenso.
  6. O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) ser incluído(s) por extenso e com as iniciais maiúsculas e o título do artigo apenas com a primeira letra maiúscula, salvo para nomes próprios e/ou científicos por meio dos formulários de metadados, preenchendo atentamente todas as informações solicitadas.
  7. No manuscrito, os autores deverão indicar endereço de e-mail para divulgação no artigo. Também deverão colocar maior nível de titulação, afiliação institucional, função profissional na instituição de origem, cidade, estado e país. Inserir, ainda no item metadados, o endereço para correspondência, telefones para contato.
  8. Os trabalhos serão aceitos somente em Língua Portuguesa e apresentar Resumo contendo de 150 a 250 palavras, baseando-se na NBR 6028. O resumo não deverá ser redigido na primeira pessoa devendo conter o foco temático, objetivo, metodologia adotada, resultados e conclusões do trabalho. Após a aprovação do manuscrito para publicação, os autores(as) deverão providenciar a revisão de texto em português e o resumo em inglês.
  9. Para a avaliação dos manuscritos serão observados os seguintes critérios: 1) relevância e abrangência do tema; 2) caráter inovador, desenvolvimento e aprofundamento do tema; 3) estrutura teórica e metodológica do trabalho; 4) conclusão e contribuição para área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
  10. As referências deverão ser redigidas segundo as normas da ABNT NBR 6023 de novembro de 2018. Incluir somente obras mencionadas no texto.
  • Normas das Referências:

    – Autor pessoal

    ÚLTIMO SOBRENOME (Caixa alta), Nome e Sobrenome. Título. 2. ed. (Número da edição) Local: Editora, ano. 224p.

    – Até 3 autores

    ARNS, Emanuel Tavares; SILVA, Galvão Vieira; GALVÃO, Maria Nunes. Título. 13. ed. rev. e aum. Local: Editora, ano.

    – Mais de 3 autores

    SILVEIRA, Ernane Alves et al. Título: subtítulo. Local: Editora, ano.

    – Organizador (es), coordenador (es), tradutor (es)

    SILVA, Emanuel Tavares; GOMES, Galvão Vieira. (Org.). Título. Tradução de Nome e Sobrenome. [S.l.: s.n.] (Caso não contenha local e editora na obra referenciada), ano.

    – Autor entidade

    BRASIL. Ministério da Educação. Título. Brasília, DF, ano. 123p.

    – Autoria desconhecida

    PRIMEIRA palavra do título. Local:  Editora, ano.

    – Partes de monografia

    ANDRADE, Andressa Tavares. Título da parte. In: CARDOSO, Luciana. (Org.). Título da publicação. Local: Editora, ano. cap. 1, p. 3-9.

    MELO, Fábio Almeida. Título da parte. In: SILVEIRA, Augusto Andres. (caso autor da parte seja igual ao da publicação no todo). Título da publicação. Local: Editora, ano. cap. 1, p. 3-9.

    Monografias e partes de monografias em meio eletrônico e on-line

    SOUZA, Emanuel Tavares. Título. Local: Editora, ano. 1 CD-ROM.

    RIO DE JANEIRO. In: ENCICLOPÉDIA virtual dos municípios do Rio de Janeiro. Local: Editora, ano. CD-ROM 1.

    MARQUES, Silvana Moreira. Título. [S.l]: Editora, ano. Disponível em: http://www.xxxxx.br. Acesso em: 17 mar. 2018.

    VERBETE. In: DICIONÁRIO de línguas estrangeiras. Local: Editora, ano. Disponível em: http://www.url completa. Acesso em: 3 jan. 2000.

    – Eventos (trabalhos apresentados)

    SILVA, Emanuel Tavares.; GOMES, Galvão Vieira. Título. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 1. (Numeração do evento, se houver), ano, local (do evento). Anais [...] (mesmo caso para Resumos...). Local (da publicação): Editora, ano. p. 3-9. (Quando em meio eletrônico, adicione a descrição física do recurso utilizado após a paginação. Ex.: ... p. 3-9. 1 CD-ROM.)

    – Eventos (trabalhos apresentados) on-line

    SANTOS, José Vieira; ALVES, Antônio Carlos. Título. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 1. (Numeração do evento, se houver), ano, local (do evento). Anais eletrônicos [...] Local: Editora, ano. Disponível em: http://www.url completa. Acesso em: 18 abr. 2018.

    – Artigos e/ou matéria de revista

    CARDOSO, Andrea Sales. Título do artigo. Título da publicação, local, n. 1 (número da publicação), p. 3-9 (paginação inicial e final), jan. 2018 (data da publicação).

    – Artigos on-line

    SILVA, Emanuel Tavares. Título do artigo. Título da revista. Local, numeração, jan. 2000 (data da publicação). Disponível em: http://www.url completa. Acesso em: 3 jan. 2000.

 

  • Processo de envio do artigo

Submissão dos trabalhos ocorrerá pelo site do Centro Universitário UNICEPLAC no link da revista (https://ojs.uniceplac.edu.br/index.php/reciso), seguindo o passo-a-passo do item “Submissões Online”. Além disso, quando os artigos enviados tratarem do ser humano, eles deverão possuir o número de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa – CEP (CAEE).

Política de Privacidade

O Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC, em
consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD (Lei nº 13.709, de
14 de agosto de 2018), considera fundamental assegurar a privacidade e a proteção
dos dados pessoais de seus usuários. Por essa razão, a presente Política de
Privacidade tem como objetivo dar transparências às atividades de tratamento de
dados pessoais que realizamos, bem como às práticas que adotamos para
proteger a segurança dos dados pessoais de nossos usuários.
Neste documento você encontrará informações sobre quais dados pessoais
tratamos, seja por meio deste site, aplicativos, sistemas de informação ou de gestão
escolar, para quais finalidades, quais são seus direitos enquanto titular de dados
pessoais e como poderá exercê-los junto à nossa Instituição. Esta política também
pode ser aplicada ao tratamento de dados pessoais dos responsáveis ou
representantes legais de nossos alunos, conforme necessário.
O Centro Universitário UNICEPLAC informa que essa Política de Privacidade e os
Termos e Condições de Uso se aplicam a todos os serviços fornecidos em nossas
plataformas: websites, redes sociais e aplicativos. Ao usar nossas plataformas
digitais ou serviços, você concorda com esta Política e concorda com o uso de suas
informações da maneira descrita nesse instrumento.

Política de privacidade e proteção de dados