Literatura como recurso terapêutico: uma análise empírica da produção científica

Autores

Palavras-chave:

Biblioterapia., Recurso terapêutico., Psicologia.

Resumo

A biblioterapia é uma prática conhecida por utilizar de recursos literários para o tratamento de questões relacionadas à saúde mental, a qual é frequentemente utilizada em conjunto com outras abordagens terapêuticas, sendo raramente empregada isoladamente, já que é considerada como uma ferramenta complementar a outros tratamentos existentes. Este artigo analisa a produção científica no campo da biblioterapia, por meio de um levantamento bibliográfico sistematizado de estudos empíricos nas bases de dados Scopus, SciElo e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Ao todo foram analisados 12 estudos que indicaram que a biblioterapia possui diversas possibilidades e benefícios para o processo de autoconhecimento e enfrentamento de momentos difíceis na vida.

Biografia do Autor

Eliza Rezende, UNICEPLAC

Graduanda em Psicologia pela Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC).

Paula Trabuco

Doutoranda em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília - UnB, Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO e Graduação em Psicologia pela PUC-GO. Docente universitária do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC).

Laura Vidal, UNICEPLAC

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC).

Referências

Caldin CF. A leitura como função terapêutica: biblioterapia. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação. 2001;12.

Zimerman DE, Osório LC. Como trabalhamos com grupos. Artes Médicas; 1997.

Candido A. Vários escritos. São Paulo: Livraria Duas Cidades; 1977.

Eagleton T, Dutra W. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes; 1983.

Cruz DA, Costa EF. Escuta clínica e o conto de fadas: relato de experiência no atendimento à criança institucionalizada. Estilos da Clínica. 2022;27(3):481-495. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v27i3p481-495

Braga AAN, Daltro MR, Danon CAF. A escuta clínica: um instrumento de intervenção do psicólogo em diferentes contextos. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde. 2012;1(1). Disponível em: https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v1i1.44

Macêdo S, Nunes ALP, Duarte MVG. Escuta clínica, triagem e plantão psicológico em um serviço-escola Pernambucano. Psicologia: Ciência e Profissão. 2021;41. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-3703003219706

Gusmão AODM, Souza EGJD. (2020). A Biblioterapia como ferramenta de restabelecimento emocional. Investigación bibliotecológica. 2020;34(85):33-59. Disponível em: https://doi.org/10.22201/iibi.24488321xe.2020.85.58166

Souza MT, Silva MD, Carvalho R. (2010). Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein. 2010;8(1 Pt 1):102-106. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1679-45082010rw1134.

Galvão TF, Pansani T de SA, Harrad D. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiol Serv Saúde [Internet]. Abr 2015;24(2):335–42. Disponível em: https://doi.org/10.5123/S1679-49742015000200017

Gerlach H, Subramanian A. (2016). Qualitative analysis of bibliotherapy as a tool for adults who stutter and graduate students. Journal of fluency disorders. 2016;47:1-12. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jfludis.2015.12.001

Naranjo Mora K, Navarro Araya G, Zúñiga Seravalli T. La biblioterapia como herramienta de ayuda aplicada en la biblioteca escolar: estudios de caso. E-Ciencias de la Información. 2017;7(2):19-43. Disponível em: https://doi.org/10.15517/eci.v7i2.29259

Conover KM. Tell Me A Story: Promoting resiliency in military children with a bibliotherapy intervention. Nursing Forum. 2020;55(3):439-446. Disponível em: https://doi.org/10.1111/nuf.12449

Brewster L. Murder by the book: using crime fiction as a bibliotherapeutic resource. Medical humanities. 2017;43(1), 62-67. Disponível em: https://doi.org/10.1136/medhum-2016-011069

Watson C, Cutrer-Párraga EA, Heath M, Miller EE, Young TA, Wilson S. Very young child survivors’ perceptions of their father’s suicide: Exploring bibliotherapy as postvention support. International journal of environmental research and public health. 2021;18(21):11384. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph182111384

Sharma D. Using developmental bibliotherapy design to improve self-management skills of post-graduate students. Journal of Poetry Therapy. 2023;36(2):95-113. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08893675.2022.2115696

Troscianko, E. T. Literary reading and eating disorders: survey evidence of therapeutic help and harm. Journal of Eating Disorders; 2018;6:1-17. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s40337-018-0191-5

Morales MIM, Landa HA. La biblioterapia en un grupo de mujeres en situación de violencia: Fundamentos conceptuales y balance de intervención. LiminaR. 2021;19(2), 214-227. Disponível em: https://doi.org/10.29043/liminar.v19i2.850

Alonso-Arévalo J, Fernández-Martín CL, Canelo JAM, Alonso-Vázquez A. La lectura y su relación con la salud y el bienestar de las personas. Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud. 2018;29(4):1-12. Disponível em: https://acimed.sld.cu/index.php/acimed/article/view/1285

Rafihi-Ferreira RE, Alckmin-Carvalho F, Silvares EFDM, Ollendick T. Biblioterapia para medos noturnos em crianças: um estudo de caso. Psicologia: Ciência e Profissão. 2021;41. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-3703003228016

Green, K. Exploring the therapeutic potential of reading: Case studies in diary-assisted reading. Frontiers in Psychology. 2022;13. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.1037072

Reis AC, Vidal CL, Caetano KAS, Dias HD. Use of recorded poetic audios to manage levels of anxiety and sleep disorders. Journal of religion and health. 2020;59:1626-1634. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10943-019-00947-y

Downloads

Publicado

2025-03-14

Como Citar

Rezende, E. V. R., Sousa, P. M. T., & Vidal, L. M. (2025). Literatura como recurso terapêutico: uma análise empírica da produção científica. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS MÉDICAS, 1(01). Recuperado de https://ojs.uniceplac.edu.br/index.php/rbcm/article/view/146