Sobre a Revista

Foco e escopo

Revista Brasileira de Ciências Médicas (RBCM) - UNICEPLAC, periódico semestral da Faculdade de Medicina do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, tem por finalidade divulgar ARTIGOS ORIGINAIS, RELATOS DE CASO, RELATOS DE EXPERIÊNCIA, ARTIGOS DE REVISÃO (revisões críticas da literatura, revisão sistemática e revisão integrativa) e DOSSIÊS TEMÁTICOS sobre temas relevantes nas áreas das Ciências Médicas, Ciências da Saúde e afins, tais como Medicina, Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Educação em Ciências e/ou Saúde, entre outras, desde que consonantes com a política editorial da revista. O periódico tem como escopo artigos médicos-científicos, artigos que explorem temas importantes para a formação médico-acadêmica e que explorem temas multe e interdisciplinares que contribuam para o avanço científico e tecnológico das áreas médicas e de saúde. As publicações são realizadas após processo de avaliação por pares (duplo-cego), contribuições originais e inéditas nos idiomas português e inglês. O público-alvo é composto de Docentes, Pesquisadores, Profissionais, Discentes dos cursos de Graduação, Pós-Graduação e interessados nas temáticas que abrangem o escopo da Revista Brasileira de Ciências Médicas do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido do Santos.  A partir do v. 1, n. 1, a revista estará disponível exclusivamente no formato eletrônico on-line em Open Access. Este periódico não cobra taxas dos autores nem de suas instituições para a submissão, processamento e publicação de artigos. Deseja-se que sejam citadas referências atualizadas, permitindo leituras complementares mais aprofundadas. 

CATEGORIAS DE ARTIGOS

A revista abrangerá as seguintes seções: artigo original, relato de caso, relato de experiência, artigo de revisão e dossiê temático.  

Artigo original: contribuição destinada a divulgar os resultados de pesquisa original (até 6.000 palavras de acordo com o modelo (template) excluindo resumos, tabelas, figuras e referências).

Artigo de revisão: revisões críticas da literatura sobre temas atuais da saúde (até 8.000 palavras de acordo com o modelo (template)). A revisão sistemática sintetiza rigorosamente pesquisas relacionadas com uma questão. A integrativa fornece informações mais amplas sobre o assunto.

Artigo de relato de caso: achados que apresentam interesse para as Ciências da Saúde, mas que comportam uma análise mais abrangente e uma discussão substanciada e fundamentada em medicina baseada em evidências (até 3.000 palavras de acordo com o modelo (template) excluindo resumos, tabelas, figuras e referências).

Relato de experiência: o relato de experiência descreve uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação. Trata-se da descrição de autor ou uma equipe acerca de uma vivência profissional, exitosa ou não, mas que contribua com a discussão, a troca e proposição de ideias para a melhoria do cuidado na saúde. Abarca motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões trazidas a quem a vivenciou. Deve ser contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Não se trata de uma narração subjetiva (até 3.000 palavras de acordo com o modelo (template) de relato de caso, excluindo-se resumos, tabelas, figuras e referências).

A revista poderá incluir coleções, números especiais ou dossiês temáticos, sempre que necessário, observando as mesmas normas editoriais.