Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo deve ser destinado exclusivamente a Revista Brasileira de Ciências Médicas, tratando-se de um texto original e inédito, e não está sendo avaliado para publicação por outra revista;
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, em formato .doc ou .docx (não utrapassando 6 MB);
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • No arquivo de texto (artigo no formato .doc ou .docx), não deverá constar a identificação dos autores, garantindo, desta maneira, o sigilo da revista, em conformidade com o critério de avaliação duplo-cega por pares;
  • Os autores concordam com o modelo de licença de direitos autorais da RBCM - UNICEPLAC.
  • Após cadastramento como autor, o mesmo seguirá os cinco passos para submissão. 1. Início; 2. Transferência do manuscrito; 3. Inclusão de metadados; 4. Transferência de documentos suplementares; 5. Confirmação.
  • O autor correspondente deve cadastrar todos os autores do trabalho no momento da submissão. A Revista Brasileira de Ciências Médicas - UNICEPLAC não permitirá a inclusão de autores após o processo de avaliação por pares ter se iniciado.
  • O(s) autore(s) que tiverem seus trabalhos aceitos para publicação na Revista Brasileira de Ciências Médicas - UNICEPLAC assumem o compromisso de atuarem como avaliadores quando convidados pela revista.
  • Os artigos devem ser enviados em formato digital no endereço (https://ojs.uniceplac.edu.br/index.php/rbcm/about/submissions). Em caso de dúvida, entrar em contato atarvés do email: maria.leal@uniceplac.edu.br.

Diretrizes para Autores

 PREPARO DO MANUSCRITO PARA SUBMISSÃO

 

  • Princípios Gerais

 

Os textos dos artigos que relatam investigações originais são normalmente divididos nas seções: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Referências Bibliográficas. Essa estrutura não é um formato de publicação arbitrário, mas um reflexo do processo de descoberta científica. Estes artigos necessitam frequentemente de subtítulos dentro destas seções, para organizar melhor o seu conteúdo. Outros tipos de artigos, como as meta-análises, podem exigir formatos diferentes, enquanto os relatos de casos, as revisões sistemáticas, revisões narrativas e os editoriais podem ter formatos com estruturas diferenciadas, dependendo da característica. É importante atentar-se aos modelos sugeridos pela revista.

Os formatos eletrônicos/digitais oferecem oportunidades para acrescentar sessões e dispor informações em camadas, através de material suplementar, tais como imagens, animações, vídeos, entre outros. O material suplementar, apenas em formato eletrônico, deve ser submetido e enviado para revisão por pares, simultaneamente com o manuscrito principal.

 

  • Diretrizes de Elaboração

 

Estudos com concepções e ou finalidades diferentes exigem elaborações com diretrizes distintas. Como por exemplo a diretriz  CONSORT para ensaios aleatórios,  STROBE para estudos observacionais, PRISMA para revisões sistemáticas e meta-análises e STARD para estudos de precisão de diagnóstico. A RBCM encoraja aos autores que sigam estas diretrizes, porque ajudam a descrever o estudo com suficiência de detalhes, para que possa ser avaliado pelos editores, revisores, leitores e outros investigadores especialistas em literatura médica. Os autores são encorajados a consultar as diretrizes SAGER guidelines para a comunicação de informações sobre sexo e gênero na concepção do estudo, análise de dados, resultados e interpretação dos resultados. Os autores de manuscritos de revisão devem descrever os métodos utilizados para localizar, selecionar, extrair e sintetizar dados; isto é obrigatório para revisões sistemáticas. Boas fontes de diretrizes para a elaboração de relatórios são a EQUATOR Network e as Diretrizes e Iniciativas para a Elaboração de Relatórios de Investigação da National Library Medicine, a Research Reporting Guidelines and Initiatives.

Links:

 

BOAS PRÁTICAS DE PUBLICAÇÃO

Declaração de isenção e de conflito de interesse

  • Declaração de conflito

Conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina nº 1595/2000, fica vedado que em artigo científico seja feita promoção ou propaganda de quaisquer produtos ou equipamentos comerciais. Os Autores têm a responsabilidade de declarar eventuais conflitos de interesse (financeiro, comercial, pessoal, profissional etc.) que estejam envolvidos na execução do trabalho apresentado para a publicação. Informar também caso não tenha conflito de interesse.

  • Ética na Pesquisa

Artigo que envolva pesquisa com seres humanos ou animais, deverá constar carta ou número do protocolo de aprovação do trabalho pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Instituição em que o trabalho foi realizado com o número do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética CAAE (registro na plataforma Brasil) para que se verifique a efetiva aprovação pelo sistema CEP/CONEP;

Para pesquisas realizadas com seres humanos no Brasil, os autores devem observar, integralmente, as normas constantes nas Resoluções do Conselho Nacional de Saúde nº 466, de 12 de dezembro de 2012 disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html), nº 510, de 7 de abril de 2016 (disponível em http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf), Carta 166 para artigos do tipo relato de caso (disponível em: http://conselho.saude.gov.br/images/comissoes/conep/documentos/CARTAS/CartaCircular166.pdf) do CONEP/MS e em resoluções complementares, para situações especiais. Os procedimentos éticos adotados na pesquisa devem ser descritos no último parágrafo da seção Material e Métodos para artigos originais e na Introdução para artigos do tipo relato de caso. No momento da submissão do trabalho, deve-se enviar o número do parecer de Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos como comentário adicional para o Editor. Pesquisa que envolva o levantamento de prontuários ou documentos de uma Instituição deverá ter a menção da aprovação do CEP e fontes de auxílio e/ou apoio à pesquisa.

Pesquisas que porventura envolvam animais em seu delineamento e execução, deverão seguir as diretrizes para o uso de animais em pesquisas científicas, estabelecidas pela Lei nº 11.794/2000, adotando os princípios internacionais de bem-estar animal e ética na experimentação, onde o uso de animais em pesquisas deve ser justificado por sua relevância científica e somente ser realizada quando não houver quaisquer alternativas viáveis. A semelhança das investigações científicas envolvendo seres humanos sujeitos de pesquisa, tais trabalhos deverão ser submetidos, como previsto na legislação, para a obtenção prévia de autorização dos órgãos competentes, como Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA, responsáveis pela avaliação dos protocolos experimentais e a obrigação de adotar medidas para minimizar o número de animais necessários à pesquisa, bem como minorar a dor, o estresse e o desconforto dos animais

O órgão encarregado de estabelecer as normas e diretrizes para o uso ético de animais em pesquisas científicas no Brasil é o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Através da Resolução Normativa n.º 1/2013, o CONCEA delineia as regras e procedimentos a serem seguidos, incluindo eutanásia, assim como uma série de diretrizes de condução de pesquisas envolvendo animais.

 

ESTRUTURA DO MANUSCRITO

Título no idioma original do manuscrito 

O título deve ser conciso e completo, contendo informações relevantes que possibilitem a recuperação do artigo nas bases de dados. O limite é de 90 caracteres, incluindo espaços.

Título em idioma estrangeiro do manuscrito (inglês)

Após a apresentação do título em português, na próxima linha abaixo, especificar o título em língua inglesa com a mesma formatação (conforme template)

Informações sobre os autores

Os autores devem informar os nomes completos, as respectivas instituições de ensino, endereços de e-mail, link do currículo Lattes e a denominação do autor ou autores de correspondência.

Os autores são encorajados a ter o cadastro associado ao ORCiD atualizado e informar a URL completa na Página de Identificação (por exemplo:http://orcid.org/0000-0002-1825-0097). (O ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único, gratuito e persistente, que distingue um acadêmico/pesquisador. Impede ambiguidades na identificação de autores e colaboradores em publicações ou em instituições);

Resumo

O resumo deve ser escrito em seu idioma original. As especificações quanto ao tipo de resumo estão descritas em cada uma das categorias de artigos (templates). Como regra geral, o resumo deve incluir objetivo do estudo, principais procedimentos metodológicos (população em estudo, local e ano de realização, métodos observacionais e analíticos), principais resultados e conclusões, porém, não mencionar no resumo os itens que compõem a estrutura do manuscrito.

Abstract

O resumo deve ser traduzido do idioma original para o inglês.

Descritores

Para manuscritos escritos em português, devem ser indicados entre 3 e 10 descritores extraídos do vocabulário “Descritores em Ciências da Saúde” (DeCS), da BVS/Bireme, no idioma original. Para manuscritos em inglês, utilizar o Medical Subject Headings (MeSH) da National Library of Medicine (EUA). Se não forem encontrados descritores adequados para a temática do manuscrito, poderão ser indicados termos livres.

Introdução

Deve relatar o contexto e a justificativa do estudo, apoiados em referências pertinentes. O objetivo do manuscrito deve estar explícito no final da introdução.

Métodos

É imprescindível a descrição clara dos procedimentos adotados, das variáveis analisadas (com a respectiva definição, se necessário) e da hipótese a ser testada. Descrever também a população, a amostra e os instrumentos de medida, com a apresentação, se possível, de medidas de validade. É necessário que haja informações sobre a coleta e o processamento de dados. Devem ser incluídas as devidas referências para as técnicas e métodos empregados, inclusive os métodos estatísticos; é fundamental que os métodos novos ou substancialmente modificados sejam descritos, justificando-se as razões para seu uso e mencionando-se suas limitações. Todos os trabalhos que envolvam estudos com seres vivos, deverão estar de acordo com os princípios éticos em pesquisa. Os autores devem explicitar que a pesquisa foi conduzida dentro dos padrões éticos e aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e, se envolver animais, aprovadas pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). Enviar cópia da aprovação do CEP, e da CEUA, quando for o caso, informando o número de registro. Caso a investigação não tenha sido realizada de acordo com a Declaração de Helsinki, os autores devem explicar a fundamentação da sua abordagem e demonstrar que o organismo de revisão local, regional ou nacional aprovou explicitamente os aspectos extraordinários do estudo.

Resultados

É preciso que sejam apresentados em uma sequência lógica, iniciando-se com a descrição dos dados mais importantes. Tabelas e figuras devem ser restritas àquelas necessárias para argumentação e a descrição dos dados no texto deve ser restrita aos mais importantes. Os gráficos devem ser utilizados para destacar os resultados mais relevantes e resumir relações complexas. Dados em gráficos e tabelas não devem ser duplicados, nem repetidos no texto. Os resultados numéricos devem especificar os métodos estatísticos utilizados na análise. As tabelas, quadros, figuras e gráficos devem ser numerados consecutivamente em algarismos arábicos. Os Títulos de tabelas e quadros devem ser colocadas na parte superior destes. As legendas de figuras e gráficos devem ser colocadas na parte inferior destes. Todas as tabelas, quadros, figuras e gráficos, sem exceção, devem ser citados no texto (vide template).

Discussão

A partir dos dados obtidos e resultados alcançados, os aspectos novos e importantes observados devem ser interpretados à luz da literatura científica e das teorias existentes no campo. Argumentos e provas baseadas em comunicação de caráter pessoal ou divulgadas em documentos restritos não podem servir de apoio às argumentações do autor. Tanto as limitações do trabalho quanto suas implicações para futuras pesquisas precisam ser esclarecidas. É necessário incluir somente hipóteses e generalizações baseadas nos dados do trabalho.

Conclusão

A(s) conclusão(ões) ou considerações finais (a depender do tipo de estudo) devem ser pertinente(s) e retomar ao(aos) objetivo(s) proposto (os) a partir dos resultados e dados obtidos. Deverá ser respondida a hipótese inicial do trabalho.

 

Referências

Listagem: As referências devem ser normatizadas de acordo com o estilo Vancouver – Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals: Writing and Editing for Biomedical Publication, listadas por ordem de citação. Os títulos de periódicos devem ser referidos de forma abreviada, de acordo com o PubMed. No caso de publicações com até seis autores, todos devem ser citados; acima de seis, devem ser citados apenas os seis primeiros, seguidos da expressão latina “et al.”. Sempre que possível, incluir o DOI do documento citado.

Exemplos:

Artigo de periódicos

Brüggemann OM, Osis MJD, Parpinelli MA. Apoio no nascimento: percepções de profissionais e acompanhantes escolhidos pela mulher. Rev Saude Publica. 2007;41(1):44-52. https://doi.org/10.1590/S0034-89102006005000015

Livro

Wunsch Filho V, Koifman S. Tumores malignos relacionados com o trabalho. In: Mendes R, coordenador. Patologia do trabalho. 2. Ed. São Paulo: Atheneu; 2003. V.2, p. 990-1040.

Foley KM, Gelband H, editors. Improving palliative care for inusi Washington: National Academy Press; 2001[citado 2003 jul 13]. Disponível em: http://www.nap.edu/catalog.php?record_id=10149

Para outros exemplos recomendamos consultar as normas (Citing Medicine) da National Library of Medicine, disponível em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/bookshelf/br.fcgi?book=citmed.

 

Em suporte eletrônico

Chandler RW. Principles of internal fixation. In: Wong DS, Fuller LM. Prosthesis [monograph on CD-ROM] 5th ed. Philadelphia: Saunders; 1999.

Tichemor WS. Persistent inusites after surgery. In: Tichemor WS. Sinusitis: treatment plan that works for asthma and allergies too [monograph online]. New York: Health On the Net Foundation; 1996 [cited 1999 May 27]. Available from: URL: http://www.sinuses.com/postsurg.htm

 

Citação no texto

É a menção no texto de uma informação extraída de um documento ou um canal de informação. É necessário que a referência seja indicada pelo seu número na listagem (não serão aceitas citações no sistema alfabético), entre parênteses, antes da pontuação no texto. Nos casos em que a citação do nome do autor e ano for relevante, o número da referência deve ser colocado seguido do nome do autor. Trabalhos com dois autores devem fazer referência aos dois autores ligados por “e”. Nos outros casos de autoria múltipla, apresentar apenas o primeiro autor, seguido de “et al.”

Exemplos:
A promoção da saúde da população tem como referência o artigo de Evans e Stoddart (9), que considera a distribuição de renda, desenvolvimento social e reação individual na de terminação dos processos de saúde-doença.

Segundo Lima et al. 2006 (9), a prevalência de transtornos mentais em estudantes de medicina é maior do que na população em geral.   

As citações devem ser indiretas, sendo reescritas (paráfrase) e não devem  ser incluídas entre aspas.

Exemplo:   o dengue caracteriza-se como uma arbovirose de rápida propagação em áreas tropicais e subtropicais, segundo Derenger et al. 2018 (9).

            Para a citação de citação, inclua apud ou “citado    por” entre a indicação do documento original (aquele ao qual não se teve acesso) e a indicação do documento consultado. A referência do documento consultado deve ser inserida na lista de  referências. Opcionalmente, a referência do documento original pode ser incluída em nota de rodapé. Por meio de atividades formais ou não formais, sendo um produto de práticas sociais.

Tabelas

Devem ser encaminhadas em arquivo anexo, no momento da submissão. No texto do manuscrito deve-se incluir o nome Tabela, com número em algarismo arábicos e título breve. As tabelas devem ser numeradas consecutivamente, se houver mais de uma no trabalho. Não utilizar traços internos horizontais ou verticais. As notas explicativas devem ser colocadas no rodapé das tabelas e não no cabeçalho ou no título. Se houver tabela extraída de outro trabalho publicado previamente, os autores devem solicitar formalmente autorização da revista que a publicou para sua reprodução.

Para composição de uma tabela legível, o número máximo é de 10 colunas, dependendo da quantidade do conteúdo. Notas em tabelas devem ser indicadas por letras e em sobrescrito.

Quadros

Diferem das tabelas por conterem texto em vez de dados numéricos. Devem ser apresentados no texto, logo após serem mencionados, numerados consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que foram citados. A cada um deve-se atribuir um título breve. As notas explicativas devem ser colocadas no rodapé dos quadros e não no cabeçalho ou no título. Se houver quadro extraído de trabalho publicado previamente, os autores devem solicitar formalmente autorização da revista que o publicou para sua reprodução.

Figuras

As ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) devem ser citadas como Figuras e encaminhadas em arquivo anexo, no momento da submissão. A numeração consecutiva deve ser apresentada, quando mais de uma Figura, na ordem em que foram citadas no texto. Elas também devem conter título e legenda apresentados em sua parte inferior. No texto do manuscrito deve-se incluir o nome ‘Figura’, com número em algarismo arábicos e título breve. Só serão admitidas para publicação figuras suficientemente claras e com qualidade digital, preferencialmente no formato vetorial. No formato JPEG, a resolução mínima deve ser de 300 dpi. Não se aceitam gráficos apresentados com as linhas de grade, e os elementos (barras, círculos) não podem apresentar volume (3D). Se houver figura extraída de trabalho publicado previamente, os autores devem solicitar formalmente autorização da revista que a publicou para sua reprodução.

Observação: Ao total, entre tabelas, quadros e figuras, serão admitidos apenas sete elementos. Havendo a necessidade de apresentação de maior número de representações gráficas, estas poderão ser enviadas em material suplementar.

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