Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • ETAPAS PARA PUBLICAÇÃO DO ARTIGO

    1) O artigo é recebido pelo Conselho Editorial da Revista e uma confirmação de recebimento é enviada ao autor para correspondência.

    2) Os membros do Conselho Editorial selecionam 2 profissionais do Conselho Científico para avaliar o artigo. Nesta etapa entra em vigor o sistema de revisão por pares, ou peer review: O nome dos autores é omitido para que a análise do trabalho não sofra qualquer influência e, da mesma forma, os autores não ficam cientes sobre quem são os responsáveis pelo exame de seu trabalho.

    3) Junto com o artigo, cada revisor recebe um questionário, que será preenchido com suas observações e determinará a publicação ou não do artigo. Este questionário preenchido é enviado ao Conselho Editorial.

    4) O artigo será selecionado para publicação somente mediante aprovação dos dois consultores. Em caso de uma reprovação, será enviado para um terceiro consultor.

    5) Caso seja necessário, o artigo será enviado ao autor para correspondência para que procedam as correções e sugestões feitas pelos consultores. As correções deverão ser feitas dentro do prazo exigido e reenviado à ROPLAC, para que o artigo seja novamente enviado aos revisores. Se as correções satisfizerem as exigências dos revisores, o autor para correspondência receberá a comunicação do aceite para publicação.

    6) Uma equipe de diagramadores e profissionais de editoração encarrega-se, a partir dessa etapa, de adequar o artigo aos critérios gráficos da ROPLAC.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Normas para a apresentação de originais

A ROPLAC é publicada semestralmente e destina-se à veiculação de originais nas seguintes

categorias: artigo de pesquisa, relato de casos clínicos, revisão de literatura, comunicações breves e outros materiais relacionados à Odontologia.

Os conceitos e as afirmações constantes nos originais são de inteira responsabilidade do(s)

autor(es), não refletindo, necessariamente, a opinião da Revista Odontológica do Planalto Central – ROPLAC, representada por meio de seus Editores e Revisores.

O conteúdo dos originais deve ser inédito e não ser concomitantemente publicado ou submetido para publicação em outro periódico. Os manuscritos serão analisados e sujeitos a revisão editorial.

A Revista Odontológica do Planalto Central – ROPLAC reserva-se o direito de adequar o texto e as figuras recebidos segundo princípios de clareza e qualidade. Os autores devem seguir as orientações descritas abaixo.

Formatação dos Manuscritos

Os artigos devem ser estruturados da seguinte forma, de acordo com a categoria:

Pesquisa – Informações dos autores (em separado); título em português e inglês, resumo e

descritores; abstract e key-words; INTRODUÇÃO, descrevendo o problema e o objetivo do estudo; MÉTODOS, descrevendo como o estudo foi realizado; RESULTADOS E DISCUSSÃO, descrevendo os resultados primários fazendo a discussão utilizando outros autores que corroboram ou não os resultados; CONCLUSÃO, relatando o que os autores concluíram a partir dos resultados e quais suas implicações clínicas.

Relato de caso clínico – Informações dos autores (em separado); título em português e inglês, resumo e descritores; introdução; revisão da literatura; relato do(s) caso(s) clínico(s), discussão; conclusão; abstract e key-words; referências; ilustrações e legendas.

Revisão de literatura – Informações dos autores (em separado); título em português e inglês, resumo e descritores; introdução; revisão da literatura; discussão; conclusão; abstract e key-words; referências; ilustrações e legendas.

Detalhamento

  1. A) Informações dos autores (arquivo separado que deve conter):

- Os nomes completos dos autores, títulos acadêmicos, afiliações institucionais e/ou cargos

administrativos.

- Endereço completo e e-mail do autor principal.

- Especificação da categoria: Pesquisa, Relato de caso clínico ou Revisão de literatura.

- Especificação da área, ou áreas associadas de enfoque do trabalho (ex.: Ortodontia, Periodontia/Dentística).

  1. B) Título, resumo, palavras-chave, abstract e key-words

- As informações relativas aos autores não deverão ser incluídas nesta página, somente no arquivo separado denominado INFORMAÇÕES DOS AUTORES.

- Deve conter título em português e inglês.

- O resumo deve conter até 200 palavras e as seguintes seções, de acordo com a categoria:

Pesquisa e Relato de caso clínico – INTRODUÇÃO, descrevendo o problema e o objetivo do estudo; MÉTODOS, descrevendo como o estudo foi realizado; RESULTADOS, descrevendo os resultados primários; CONCLUSÃO, relatando o que os autores concluíram a partir dos resultados e quais suas implicações clínicas.

Revisão de literatura – INTRODUÇÃO, descrevendo os objetivos do trabalho, justificativa e MATERIAL E MÉTODOS, descrever como foi feito o levantamento bibliográfico e  DESENVOLVIMENTO, o trabalho propriamente dito. Pode conter quadros e tabelas, e a CONCLUSÃO.

- As palavras-chave devem ser em número mínimo de 3 e máximo de 5, adequadas de acordo conforme o MeSH/DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) (http://decs.bvs.br). A parte relativa à Odontologia encontra-se no (http://goo.gl/TnOJ2D).

- O abstract e as key-words devem ser a versão em inglês do resumo e das palavras-chave, nas mesmas normas.

  1. C) Introdução

- Deve apresentar com clareza o objeto do trabalho, apresentando as definições necessárias para o entendimento do tema, sua relevância, antecedentes históricos e objetivo do trabalho.

- Necessariamente deverão estar citados os autores responsáveis pela informação apresentada, desde o parágrafo inicial, excetuando-se o que expõe o objetivo do trabalho,

seguindo o sistema autor/ano preconizado por Vancouver (http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html.), de acordo com os exemplos a

seguir:

“É possível simular in silico situações clínicas de movimentação ortodôntica1.”

Ou,

“Segundo Dobranszki et al.1 é possível simular in silico situações clínicas de movimentação

ortodôntica.”

Em relação à quantidade de autores:

*Documentos escritos por um autor:

Segundo Oliveira1

*Documentos escritos por dois autores:

Segundo Oliveira e Matos1

*Documentos escritos por mais três ou mais autores:

Segundo Oliveira et al.1

Esse sistema de citação deve ser seguido em todo o trabalho, que deve ser escrito com o mínimo de formatação possível (não há exigência de fonte, espaçamento ou margem).

  1. D) Revisão da literatura (somente para “Relato de Caso Clínico” e “Revisão de Literatura”)

- Deve apresentar trabalhos na mesma linha ou área do tema abordado, evitando revisões extensas, citando os trabalhos clássicos e priorizando os trabalhos mais recentes (últimos 5 anos).

  1. E) Materiais e métodos (somente para trabalhos de pesquisa)

- Trabalhos de pesquisa envolvendo seres humanos devem ter aprovação do projeto de pesquisa por um Comitê de Ética em Pesquisa e isto deve ser explicado no início desta seção.

- A cópia do documento de aprovação (digitalizada) deve ser enviada juntamente com o artigo.

- A descrição dos métodos usados deve ser suficientemente clara para possibilitar a perfeita compreensão e reprodução do trabalho. Apenas citar técnicas já publicadas, a menos que tenham sido modificadas.

- Os materiais e equipamentos devem ser devidamente indicados, da mesma forma que, entre parênteses, o nome do fabricante, cidade, estado e país de fabricação. Identificar com precisão todas as drogas e substâncias químicas utilizadas, incluindo nome genérico, dose e via de administração.

  1. F) Resultados e Discussão (somente para trabalhos de pesquisa)

- Devem ser apresentados em uma sequência lógica no texto. As tabelas, quadros, gráficos e figuras devem ser apresentadas como descrito no item “K) Elementos gráficos”.

- Deve explicar e interpretar os dados obtidos, relacionando-os ao conhecimento já existente e aos obtidos em outros estudos relevantes. Confrontar os estudos apresentados na revisão da literatura, ressaltando as concordâncias e discordâncias evidenciadas. Enfatizar os aspectos novos e importantes do estudo. Não repetir em detalhes dados já citados nas seções de Revisão da Literatura ou Resultados.

- Incluir implicações para pesquisas futuras.

- Apresentar os resultados junto com a discussão (apenas no relato de caso que pode ser separado)

- Apresentar os resultados com o tratamento estatístico pertinente.

  1. G) Relato do(s) casos(s) clínico(s)

- Deve descrever os dados do paciente, desde sua anamnese, exame físico extra e intraoral, exames complementares, o diagnóstico, a etiologia, o tratamento executado (descrito detalhadamente, tanto a técnica (passo a passo) quanto os materiais (com suas especificações entre parênteses, o nome do fabricante, cidade, estado e país de fabricação)) e a preservação/acompanhamento.

  1. H) Conclusão

- Deve ser concisa, direta e pertinente aos objetivos propostos, preferencialmente em um parágrafo único.

  1. I) Referências

- Referencia-se o(s) autor(e)s pelo seu sobrenome, sendo que apenas a letra inicial é em maiúscula, seguida do(s) nome(s) abreviado(s) e sem o ponto.

- Na lista de referências, as referências deverão ser numeradas consecutivamente, conforme a

ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto.

- Na citação transcrita no texto coloca-se o número de página entre parênteses no fim da

transcrição com o número sobrescrito da referência.

- A utilização de referências atualizadas é de fundamental importância para o aceite do trabalho

e a exatidão das referências é de responsabilidade dos autores.

Exemplos:

Artigo de periódico

Rose ME, Huerbin MB, Melick J, Marion DW, Palmer AM, Schiding JK, et al. Regulation of

interstitial excitatory amino acid concentrations after cortical contusion injury. Brain Res.

2002;935(1-2):40-6.

Livro

Murray PR, Rosenthal KS, Kobayashi GS, Pfaller MA. Medical microbiology. 4a ed. St. Louis:

Mosby; 2002.

Capítulo de livro

Meltzer PS, Kallioniemi A, Trent JM. Chromosome alterations in human solid tumors.

In:Vogelstein B, Kinzler KW, editors. The genetic basis of human cancer. New York: McGraw-

Hill; 2002. p. 93-113.

Monografia, Dissertação e Tese

Borkowski MM. Infant sleep and feeding: a telephone survey of Hispanic Americans

[dissertação]. Mount Pleasant (MI): Central Michigan University; 2002.

Artigo de Internet

Abood S. Quality improvement initiative in nursing homes: the ANA acts in an advisory role. Am

J Nurs [periódico na Internet]. 2002 Jun [acesso em 2002 Aug 12];102(6):[aproximadamente 3

p.]. Disponível em: http://www.nursingworld.org/AJN/2002/june/Wawatch.htm

  1. J) Elementos gráficos

Tabelas

- As tabelas devem ser autoexplicativas e devem complementar, e não duplicar o texto.

- Devem ser numeradas com algarismos arábicos, na ordem em que são mencionadas no texto.

- Forneça um breve título ou legenda para cada uma (acima da tabela).

- Se uma tabela tiver sido publicada anteriormente, inclua uma nota de rodapé dando crédito à

fonte original.

- Apresente as tabelas como arquivo de texto (Word ou Excel, por exemplo), e não como

elemento gráfico(imagem não editável).

Figuras

- As imagens digitais devem ser no formato JPG ou TIF, em CMYK ou tons de cinza, com pelo

menos 300 dpi de resolução.

- As imagens, em formato original, devem ser enviadas em arquivos independentes, numeradas

com algarismos arábicos (p.ex.: FIGURA 1).

- Se uma figura já foi publicada anteriormente, inclua uma nota de rodapé dando crédito à fonte

original.

- Todas as figuras devem ter legenda (abaixo da figura) e ser citadas, em ordem, no texto.

- Fotografias de pacientes devem estar de acordo com o item L) Aspectos éticos.

Gráficos

- Devem ser enviados os arquivos contendo as versões originais dos gráficos e traçados, nos

programas que foram utilizados para sua confecção.

- Não é recomendado o envio dos mesmos apenas em formato de imagem bitmap (não

editável).

- Os desenhos enviados podem ser melhorados ou redesenhados pela produção da revista, a

critério do Corpo Editorial.

- Todos os gráficos devem ter legenda (abaixo do gráfico) e ser citados, em ordem, no texto.

  1. K) Aspectos éticos

- Estudos realizados in vivo ou que envolvam a utilização de materiais biológicos deverão estar de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos, e ser acompanhados de cópia do documento de aprovação por um Comitê de Ética em Pesquisa.

- Os trabalhos que envolvam apresentação de casos clínicos deverão ser acompanhados de cópia (digitalizada) do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, assinado pelo paciente.

Artigos

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