A relevância dos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem na Educação Infantil

Autores

  • Maria do Socorro da Costa Lima Gomes UNICEPLAC
  • Elisângela de Andrade Aoyama UNICEPLAC

DOI:

https://doi.org/10.59370/rcsa.v4i2.71

Palavras-chave:

brincadeiras, criança, Educação Infantil, lúdico

Resumo

O presente trabalho trata sobre a relevância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, proporcionam diversas vantagens e contribuem para a formação do indivíduo, tal como estimular o desenvolvimento construtivo e a vida social. Através do brincar acontece uma interação com o meio e relaciona-se diretamente com a aprendizagem, logo, a criança brincando aprende de forma  lúdica e brinca aprendendo. Seu objetivo é investigar a relevância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Trata-se de uma revisão da literatura, realizada por meio de revisão bibliográfica, focado em verificar se as atividades as quais acarretam teor lúdico são capazes de interferir e atuar positivamente no processo de desenvolvimento do aluno, se contribuem para a formação física, social, psicossocial e na inserção de um ser cidadão crítico em determinada sociedade. A pesquisa bibliográfica visou responder a seguinte questão norteadora: A problematização deste trabalho é saber se a ludicidade, jogos e brincadeiras no ambiente escolar, da Educação Infantil, contribuem para o desenvolvimento de aprendizagem? Foram selecionados trabalhos que procuravam explicar sobre o assunto os quais estavam nos idiomas português. Diante  do exposto percebe-se que diversos autores e pesquisadores possuem unanimidade ao relatarem e apresentarem argumentos acerca dos jogos e brincadeiras, que é extrema importância para adquirir conhecimento e desenvolver a personalidade. Constata-se a relevância de jogos e brincadeiras na vida da criança, além do lazer e diversão, capacitando a mesma para que possua atitudes cooperativas, desenvolvida e autônomas. Desenvolve-se também o pensamento acerca da importância que uma orientação qualificada, podendo propiciar desempenho de educação. Ademais, a prática das brincadeiras em ambiente escolar, permite ao educando ser um personagem ativo no seu processo de ensino, desenvolvendo por fim, sua autoconfiança.

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Publicado

15-03-2024

Como Citar

Gomes, M. do S. da C. L. ., & Aoyama, E. de A. (2024). A relevância dos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem na Educação Infantil. REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, 4(2), 56–85. https://doi.org/10.59370/rcsa.v4i2.71