A psicomotricidade na Educação Infantil:
contribuições para o desenvolvimento motor na primeira infância
DOI:
https://doi.org/10.59370/rcsa.v4i1.70Palavras-chave:
desenvolvimento motor, Educação Infantil, intervenção pedagógica, primeira infância, psicomotricidadeResumo
A psicomotricidade é de grande relevância para o desenvolvimento integral da criança. Deve ser motivada e experienciada pela criança por meio da educação psicomotora na Educação Infantil, estimulando os aspectos da integração das funções motoras e psíquica desde a mais tenra idade. O objetivo do trabalho foi apontar a psicomotricidade como intervenção pedagógica na Educação Infantil e suas contribuições para o desenvolvimento motor na primeira infância. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativa, na qual priorizou os trabalhos publicados entre 1996 e 2021, selecionados nas plataformas Scientific Electronic Library Online (SciELO), Repositórios Institucional Digital de Universidades e Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Verificou-se que os efeitos motores dos processos mentais contribui significativamente no desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Assim, a educação psicomotora, quando utilizada pelo professor, propicia o desenvolvimento da motricidade e das manifestações do ato motor da criança e apresenta-se como uma ferramenta poderosa que pode ajudar as crianças a aprender, crescer e se desenvolver de forma plena.