A psicomotricidade na Educação Infantil:

contribuições para o desenvolvimento motor na primeira infância

Autores

  • Stella Maria Antunes Costa Uniceplac
  • Elisângela de Andrade Aoyama Uniceplac

DOI:

https://doi.org/10.59370/rcsa.v4i1.70

Palavras-chave:

desenvolvimento motor, Educação Infantil, intervenção pedagógica, primeira infância, psicomotricidade

Resumo

A psicomotricidade é de grande relevância para o desenvolvimento integral da criança. Deve ser motivada e experienciada pela criança por meio da educação psicomotora na Educação Infantil, estimulando os aspectos da integração das funções motoras e psíquica desde a mais tenra idade. O objetivo do   trabalho foi apontar a psicomotricidade como intervenção pedagógica na Educação Infantil e suas contribuições para o desenvolvimento motor na primeira infância. Trata-se de uma   pesquisa bibliográfica de caráter qualitativa, na qual priorizou os trabalhos publicados entre 1996 e 2021, selecionados nas plataformas Scientific Electronic Library Online (SciELO), Repositórios Institucional Digital de Universidades e Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Verificou-se que os efeitos motores dos processos mentais  contribui significativamente no desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Assim, a educação psicomotora, quando utilizada pelo professor, propicia o desenvolvimento da motricidade e das manifestações do ato motor da criança e apresenta-se como uma ferramenta poderosa que pode ajudar as crianças a aprender, crescer e se desenvolver de forma plena.

Downloads

Publicado

24-10-2023

Como Citar

Antunes Costa, S. M. ., & de Andrade Aoyama , E. (2023). A psicomotricidade na Educação Infantil: : contribuições para o desenvolvimento motor na primeira infância. REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, 4(1), 25–52. https://doi.org/10.59370/rcsa.v4i1.70

Edição

Seção

Trabalhos de Conclusão de Curso e Pesquisa