A formação inicial do pedagogo para atuação em espaços não escolares

Autores

  • Amanda Galvão Folha UNICEPLAC
  • Elisângela de Andrade Aoyama UNICEPLAC

DOI:

https://doi.org/10.59370/rcsa.v3i2.69

Palavras-chave:

atuação, espaço não escolar, formação de pedagogos

Resumo

A atuação do pedagogo pode ocorrer nos mais variados espaços, por isso, não cabe limitar a formação dos pedagogos para que exerçam suas funções apenas dentro de um ambiente escolar. O trabalho tem por objetivo compreender a formação inicial do pedagogo para a atuação nos espaços não escolares, considerando que tais ambientes também carecem de uma prática invulnerada por parte do profissional que a exerce. Trata-se de uma revisão da literatura, para investigação do tema fazendo uso de uma abordagem qualitativa. Foi usado como critério de inclusão da pesquisa estudos referentes nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Redalyc, além de acervos em bibliotecas on-line, periódicos e sítios do Ministério da Saúde (MEC) publicados no período de 2015 a 2021. O presente trabalho abordará questões sobre o currículo do curso de Pedagogia, as potencialidades para atuação e as práticas do pedagogo em espaços não escolares e o quão difícil é a formação inicial dos profissionais da Pedagogia para atuarem nesses espaços. Para um pedagogo não é uma tarefa simples, pois é necessário que o projeto pedagógico das instituições de ensino superior traga em sua composição as possibilidades de atuação e aprofundamento da atuação dos pedagogos.

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Publicado

04-07-2023

Como Citar

Galvão Folha, A., & de Andrade Aoyama , E. (2023). A formação inicial do pedagogo para atuação em espaços não escolares . REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, 3(2), 91–114. https://doi.org/10.59370/rcsa.v3i2.69