INSERÇÃO CURRICULAR DA EXTENSÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO

REGISTRO DE PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO

Autores

  • Iuri Araújo UNICEPLAC

DOI:

https://doi.org/10.59370/rcsa.v3i1.38

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Patrimônio Cultural, Metodologias Ativas

Resumo

Tendo em vista que o curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – UNICEPLAC passou a contemplar em sua estrutura curricular, disciplinas com atividades próprias ao âmbito da extensãouniversitária, em virtude da determinação do Ministério da Educação, que por meio da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, o documento ora apresentado tem por meta registrar parte das práticas exercidas no contexto da inserção curricular da extensão no decorrer do segundo semestre de 2022, na disciplina denominada Extensão Temática: Patrimônio, proposta com vistas a realização e difusão de práticas e estudo da preservação do patrimônio cultural, com ênfase no legado material, imaterial e natural em escala local e regional. Para tanto, por um processo de investigação não intervencionista realizado de maneira indutiva e apoiado no levantamento e análise de fontes documentais e orais, além de registros fotográficos, conjecturam-se resultados na perspectiva da verificação da aprendizagem e na crítica ao método de ensino adotado. Enquanto conclusão, faz-se possível considerar relevante êxito nas práticas utilizadas, visto ainda tratar-se do emprego de metodologias ativas e acolhidas pelo corpo discente e em uma estrutura disciplinar ainda sem arcabouço didático consolidado.

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Publicado

26-04-2023

Como Citar

Araújo, I. (2023). INSERÇÃO CURRICULAR DA EXTENSÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO: REGISTRO DE PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO. REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, 3(1), 97–110. https://doi.org/10.59370/rcsa.v3i1.38

Edição

Seção

Ensino, Pesquisa e Extensão