O potencial feminino nos cursos de tecnologias da informação do Uniceplac

Autores

  • Sebastiao Portela UNICEPLAC
  • Catarina dos Santos Macedo Costa UNICEPLAC
  • Jorge Alberto dos Santos UNICEPLAC
  • Rômulo Rodrigues de Santana UNICEPLAC
  • Sarah Iascara de Souza Costa UNICEPLAC
  • Yasmin Christina Bragança dos Reis UNICEPLAC
  • Washington F. de S. Ribeiro UNICEPLAC
  • Victor Gabriel Moreira Rocha UNICEPLAC

DOI:

https://doi.org/10.59370/rcsa.v6i1.298

Palavras-chave:

cursos de tecnologia, potencial feminino, inteligência artificial, Aedes aegypti

Resumo

O projeto, que se divide em duas frentes, tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento das meninas nos cursos de Tecnologia do Uniceplac, levantando dados para as políticas de inclusão dos cursos de Engenharia de Software, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação. Objetiva também oportunizar para as meninas possibilidades de participar de projetos de Iniciação Científica e extensão. No ano de 2024 foi aplicado um questionário investigando as condições femininas nesses cursos e os dados revelaram que as políticas de inclusão existentes estão surtindo efeito e que as mulheres estão atentas aos avanços tecnológicos e querem participar dele, contudo, ainda há presença de discriminação e desconfiança da capacidade feminina em atuar na área. Na segunda frente, as integrantes desenvolveram um sistema para auxiliar na contagem da população de mosquito Aedes Aegypti, inicialmente utilizando a visão computacional. Os testes preliminares apontaram dificuldades técnicas para obtenção de imagens com qualidade para serem analisados pela Inteligência Artificial, fato que tem direcionado as próximas etapas do projeto para coleta de dados acústicos das batidas de asas do mosquito.

Downloads

Publicado

05-09-2025

Como Citar

Portela, S., Costa, C. dos S. M. ., dos Santos, J. A. ., de Santana, R. R. ., Costa, S. I. de S. ., dos Reis, Y. C. B. ., Ribeiro, W. F. de S. ., & Rocha, V. G. M. . (2025). O potencial feminino nos cursos de tecnologias da informação do Uniceplac. REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, 6(1), 7–12. https://doi.org/10.59370/rcsa.v6i1.298

Edição

Seção

Artigos - Tecnologia da Informação