A música como recurso facilitador de aprendizagem na Educação Infantil

Autores

  • Maria Aparecida da Costa Moura UNICEPLAC
  • Elisângela de Andrade Aoyama UNICEPLAC

DOI:

https://doi.org/10.59370/rcsa.v5i2.202

Palavras-chave:

Educação Infantil, Música, Interação, Desenvolvimento

Resumo

A música é uma manifestação cultural apta a favorecer o processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil, auxiliando a saúde mental e coordenação motora das crianças. Deste modo, este artigo traz abordagens importantes sobre como a música pode ser associada ao processo de aprendizagem na Educação Infantil. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura com o objetivo de realizar investigações sobre a temática, seguindo uma abordagem qualitativa. Para a indagação de materiais para este estudo, foram usufruídas as seguintes palavras chaves: Educação Infantil; Música; Interação; Desenvolvimento. Com base no estudo realizado, constatou-se que a música quando utilizada de maneira correta em ambiente de aprendizagem, pode resultar em aprendizagens significativas, e favorecer em um bom desenvolvimento dos aspectos de interação e desempenho de habilidades importantes para o processo de ensino aprendizagem. Diante do exposto a música pode ser uma grande aliada do desenvolvimento infantil, visto que ela colabora para uma boa comunicação, expressão corporal e socialização da criança além disso é um ótimo elemento de diversão e brincadeira para as mesmas.

Downloads

Publicado

10-12-2024

Como Citar

Aparecida da Costa Moura, M., & Aoyama, E. de A. (2024). A música como recurso facilitador de aprendizagem na Educação Infantil. REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, 5(2), 04–16. https://doi.org/10.59370/rcsa.v5i2.202