Em tempos de pandemia:

a importância da afetividade para o processo de ensino-aprendizagem na pré-escola

Autores

  • Fernanda Reis Pinheiro UNICEPLAC
  • Maria Theresa de Oliveira Corrêa UNICEPLAC

DOI:

https://doi.org/10.59370/rcsa.v4i1.151

Palavras-chave:

Afetividade, educação infantil, realção professor e aluno, pandemia

Resumo

A Pré-escola integra a Educação Infantil direcionada ao atendimento de crianças com até cinco anos de idade. As instituições escolares que recebem estas crianças assumem entre outros, o papel fundamental de proporcionar o estabelecimento de interações e vínculos afetivos extrafamiliares. Ressalta-se esse processo em tempos pandêmicos, quando a Educação Infantil sofreu alterações principalmente na pré-escola. Assim, essa pesquisa analisou a importância da afetividade para o processo ensino aprendizagem na pré-escola em tempos de pandemia. As análises advindas da pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica indicaram que a Educação Infantil foi historicamente marcada por mudanças quanto à sua finalidade que atualmente é o desenvolvimento integral das crianças. Observou-se que a afetividade nesta etapa educacional é extremamente importante, possibilitando às crianças criarem novas interações sociais, com professores e colegas viabilizando um ensino- aprendizagem efetivo. Identificou-se ainda que o isolamento imposto pela pandemia provocou uma ruptura física nas interações sociais em ambientes educativos contribuindo para a redução do relacionamento afetivo, e acarretando o surgimento de doenças psicossomáticas ocasionadas pela exposição excessiva à internet. Dessa forma sublinhou-se a relevância da afetividade para que haja aproximação entre os professores e os alunos, beneficiando assim um ensino aprendizagem eficaz mesmo na pandemia, quando os professores utilizaram novos meios para a manutenção das relações afetivas. O Ensino Remoto não tão eficiente para essa etapa escolar foi uma forma encontrada para não se perder o vínculo criado. Evidenciou-se que as crianças precisam se relacionar entre si e com outras pessoas além do ciclo familiar para que possam desenvolver-se integralmente.

Downloads

Publicado

24-10-2023

Como Citar

Reis Pinheiro, F. ., & de Oliveira Corrêa, M. T. . (2023). Em tempos de pandemia: : a importância da afetividade para o processo de ensino-aprendizagem na pré-escola. REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, 4(1), 122–153. https://doi.org/10.59370/rcsa.v4i1.151