Avaliação da qualidade física dos ovos comercializados no Gama - DF.

Autores

  • Luiz Fernando Cruz Barbosa Discente do Curso de Medicina Veterinária, do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – Uniceplac, Departamento de Medicina Veterinária, Brasília-DF Brasil
  • Prof. Dra. Fabiana Fonseca do Carmo Professora Doutora do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – Uniceplac, Departamento de Medicina Veterinária, Brasília-DF Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.59370/revet.v8i1.277

Palavras-chave:

Qualidade, Unidade Haugh, Armazenamento, Ovos

Resumo

Os ovos de galinha (Gallus gallus domesticus) estão presentes na dieta diária da população brasileira, em decorrência de ser um alimento altamente nutritivo – contendo proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minas –, com alto valor biológico e versátil, podendo ser consumido de diferentes formas e receitas. Desta forma, essa pesquisa teve como finalidade verificar a qualidade física dos ovos comercializados em uma rede atacadista na cidade do Gama, DF. Foram adquiridas 100 amostras de ovos, de forma aleatória, contemplando diferentes sistemas de produção, sendo 40 ovos tipo branco, 40 ovos tipo vermelho e 20 ovos tipo caipira. Os métodos utilizados para a análise foram, o peso do ovo, gravidade específica, índice da gema, índice da forma do ovo, avaliação da coloração da gema – utilizando o leque colorimétrico DSM® –, peso da casca por superfície de área e unidade Haugh (UH). De acordo com os parâmetros da unidade Haugh, foi observado que o lote C (ovo tipo vermelho) apresentou ovos de excelente qualidade (AA), já os lotes A e B (ovos tipo branco), D (ovo tipo vermelho) e E (ovo tipo caipira) apresentaram ovos de alta qualidade (A), o que demonstra a qualidade e frescor entregues para o consumidor.

Downloads

Publicado

17-06-2025

Edição

Seção

Produção Animal