Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO
    Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

    1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
    2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
    URLs para as referências foram informadas quando possível.
    3. O texto está com espaço 1,5 entre linhas; usa uma fonte “Times New Roman” tamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
    4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
    5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Política de Submissão:

Os artigos submetidos à REVET deverão caracterizar-se como científicos e originais. O autor deverá responsabilizar-se pela originalidade do artigo, salvo resumo(s) apresentado(s) em eventos científicos, não submetidos à publicação em outros periódicos,  e pela concordância dos demais autores.

 

Categorias aceitas publicação

Artigo completo

Os artigos completos devem ser organizados obedecendo à seguinte sequência: Título, autor(es), filiação institucional identificado por números arábicos, resumo, palavras-chave, introdução, material e métodos, resultados, discussão (ou combinação desses dois), conclusões, agradecimentos (opcional) e referências bibliográficas.

Notas

Para a categoria Notas de Pesquisa, o trabalho não deverá exceder 5 (cinco) páginas,  quando da diagramação final. As Notas de Pesquisa obedecem à sequência acima sem a necessidade de se destacar os tópicos, sendo escritas em texto corrido. Para essa categoria, o artigo submetido deve ser inédito e de autoria e responsabilidade do(s) autor(es).

Relato de caso

Para essa categoria o título deve ser em português, abaixo o nome(s) do(s) autor(es) seguido pela Filiação Institucional, identificado por números arábicos. O texto deve conter resumo, palavras-chave, introdução, relato do(s) caso(s), discussão, considerações finais, agradecimentos (opcional) e referências bibliográficas.

Revisão da literatura

Título em português, nome(s) do(s) autor(es), filiação institucional identificado por números arábicos, resumo, palavras-chave, introdução, revisão bibliográfica, considerações finais, agradecimentos (opcional) e referências bibliográficas.

 

O texto do Resumo deve ser escrito em um único parágrafo, sem margem, ou não tabulado, e conter entre 100 e 250 palavras. Não pode conter citações bibliográficas. Deve ser informativo, apresentando o objetivo do trabalho, metodologia sucinta, os resultados mais relevantes e a conclusão, seguidos por palavras-chave (de 3 a 5), que devem expressar com precisão o conteúdo do trabalho.

 

Formatação do texto:

Os trabalhos devem ser submetidos em português, de forma concisa, com linguagem impessoal.

Para todas as categoria, exceto Notas, o trabalho não deverá exceder 21 páginas, quando da diagramação final.

Os trabalhos deverão ser apresentados em fonte “Times New Roman”, tamanho 12 e espaçamento entre linhas de 1,5 cm com as páginas numeradas no canto superior direito, com números arábicos.

Siglas e abreviações de instituições, ao aparecerem pela primeira vez no trabalho, serão colocadas entre parênteses e precedidas do nome por extenso, por exemplo, Indirect Fluorescence Assay (IFA).

A formatação do documento deve ser em papel A4, respeitando as margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm.

O início de cada parágrafo com avanço de 1,25 cm da margem, alinhamento de texto justificado.

Os autores devem ser identificados por números arábicos e sobrescritos. A filiação institucional deve vir em chamada de rodapé utilizar números arábicos, fonte 10 e espaçamento simples, por ordem que aparecem no texto.

Exceções:

Notas de rodapé: fonte 10, espaçamento simples.

Legendas e fontes das ilustrações e das tabelas: fonte 10, espaçamento 1,0 entre linhas, alinhados centralizados à figura/tabela.

Referências: espaçamento 1,0 entre linhas, separadas entre si por um espaço em branco, alinhadas à esquerda.

Resumo: não inicia-se com avanço. Deve ser todo escrito em um só parágrafo.

 

Referências Bibliográficas

As citações bibliográficas do texto devem ser pelo sobrenome do(s) autor(es), seguido do ano da publicação. Quando houver mais de dois autores, somente o sobrenome do primeiro será citado, seguido da expressão et al. Exemplo: Rodrigues (2009), (RODRIGUES, 2009), Rodrigues e Santos (2007), (RODRIGUES e SANTOS, 2007), Santos et al. (2008), (SANTOS et al., 2008).

As referências bibliográficas consultadas e citadas no texto deverão ser apresentadas na forma completa, em ordem alfabética e em lista de referências.

Sua formatação deverá atender as seguintes normas:

 

Referência de livros no todo:

Sobrenome do autor, com letras maiúsculas, seguido de vírgula e das iniciais do(s) prenome(s) e sobrenome(s). Título da obra (em negrito), número de edição (exceto se for a primeira), local, editora, ano de publicação, número de páginas.

Exemplo:

SOLOMONS, T. V. Como fazer uma monografia. 4. ed. São Paulo: Fontes, 1986. 294p.

 

Quando o livro tiver dois ou três autores a entrada deve ser pelo nome do primeiro autor que aparece na publicação, seguido de ponto e vírgula e do nome do segundo e  terceiro autor, seguido dos outros elementos.

Quando a obra tiver mais de três autores mencionam-se os três primeiros seguidos da expressão latina et al.

Os distintivos Júnior, Neto, Filho, devem acompanhar o sobrenome do autor.

Exemplo:

RIBEIRO, J.; PEREIRA JR, A. S.; ANTUNES, H. M., et al. História da arte. 3ed. São Paulo: Varella, 2008. 300p.

 

Capítulos de livro:

Sobrenome do autor do capítulo, prenome. Título do capítulo. In: Sobrenome do autor do livro, prenome. Título do livro (em negrito). Edição. Local: editora, data. Número do capítulo. Página inicial e final do capítulo utilizado.

Exemplo:

CARLSON JR, B. M. Preparando-se para a gravidez. In: ADAMS, O. R. Embriologia humana e biologia do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1994. cap. 4, p.3-20.

 

Quando o autor do capítulo for o mesmo do livro deve-se substituir o nome do autor do livro por um travessão.

Exemplo:

CARLSON JR, B. M. Preparando-se para a gravidez. In: __________. Embriologia humana e biologia do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1994. cap. 4, p.3-20.

 

Periódico (artigos em revistas):

Deve ter o autor(es) do artigo, seguindo a mesma norma de citação do número de autores que em livros, Título do artigo, título da revista (em negrito), título do fascículo, local da publicação, volume, número do fascículo, página inicial e final do artigo, mês e ano.

Exemplo:

DORNELLES, A. L.; CARLSON JR, B. M.; ANTUNES, H. M; et al. Avaliação simultânea para tolerância ao alumínio e sensibilidade ao ácido giberélico em trigo hexaplóide. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.32, n.9, p.893-896, set.1997.

 

Teses, dissertações e monografias em geral:

Sobrenome do autor(es), título do trabalho (em negrito). Local de publicação, ano, número de páginas. Dissertação, tese, monografia – Unidade da instituição, Instituição.

Exemplo:

SILVA, G.; CARVALHO, M. Relações alométricas de dez espécies vegetais e estimativas de biomassa áreas da caatinga. Recife, 1998. 163 p. Tese (Doutorado em Botânica) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.

 

Trabalhos apresentados em congressos, seminários e similares:

Sobrenome, prenome. Título do trabalho (em negrito). In: NOME DO EVENTO, número, ano, local. Local: editora, ano. Página inicial e final.

Exemplo:

BRAYNER, A. R.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientados a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCOS DE DADOS, 9, 1994, São Paulo: Anais... São Paulo: USP, 1994. p.16-29.

 

Documento em meio eletrônico:

Devem-se mencionar os dados da mesma forma que um periódico. Quando necessário, ao final da referencia, acrescentam-se notas relativas a outros dados para identificar a publicação, tais como: endereço eletrônico, precedido da expressão “Disponível em:” e a data de acesso ao documento, precedida da expressão “Acesso em:”.

Exemplo:

MARTINS, E. Manual de redação e estilo. São Paulo: O Estado de São Paulo, 1994. Disponível em: http://www1.estado.com.br/redac/manual.htm1. Acesso em: 13 set. 1999.

 

Leis, decretos, portarias e similares

Deve conter local (país cidade ou estado), título (especificar a legislação, número e data), ementa, indicação da publicação oficial.

Exemplo:

BRASIL, Decreto-lei 2.423, de 7 de abril de 2007. Estabelece critérios para pagamento de gratificações aos titulares de cargos da Administração Federal e dá outras providências. Diário oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, v.12, n. 99, p.9000, 9 abr. 2007. Seção 1.

 

 

Política de Privacidade

O Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC, em
consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD (Lei nº 13.709, de
14 de agosto de 2018), considera fundamental assegurar a privacidade e a proteção
dos dados pessoais de seus usuários. Por essa razão, a presente Política de
Privacidade tem como objetivo dar transparências às atividades de tratamento de
dados pessoais que realizamos, bem como às práticas que adotamos para
proteger a segurança dos dados pessoais de nossos usuários.
Neste documento você encontrará informações sobre quais dados pessoais
tratamos, seja por meio deste site, aplicativos, sistemas de informação ou de gestão
escolar, para quais finalidades, quais são seus direitos enquanto titular de dados
pessoais e como poderá exercê-los junto à nossa Instituição. Esta política também
pode ser aplicada ao tratamento de dados pessoais dos responsáveis ou
representantes legais de nossos alunos, conforme necessário.
O Centro Universitário UNICEPLAC informa que essa Política de Privacidade e os
Termos e Condições de Uso se aplicam a todos os serviços fornecidos em nossas
plataformas: websites, redes sociais e aplicativos. Ao usar nossas plataformas
digitais ou serviços, você concorda com esta Política e concorda com o uso de suas
informações da maneira descrita nesse instrumento.

Política de privacidade e proteção de dados