Sobre a Revista
A Revista Digital de Administração FACIPLAC (REAF) é um periódico científico eletrônico, com periodicidade semestral, editado pelo curso de Administração das Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central - Faciplac. Seu objetivo é disseminar o estado da arte da ciência administrativa, ensino e pesquisa em Administração, divulgando trabalhos científicos elaborados por docentes e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação.
Edição Atual
Brasília, v. 1, n.1, 2018
ISSN 2359-0351
Alynne dos Santos de Sá, Gleiciane Rosa da Silva
Resumo
Educação Corporativa é um tema que vem ocupando lugar central nos estudos da área da Administração. Tal modelo de formação organizacional é percebido como sendo um novo e revolucionário paradigma da capacitação de pessoas, tanto nas organizações privadas, como nas públicas. Assim sendo, esta pesquisa teve como objetivo analisar os benefícios e as contribuições realizadas pela Escola Corporativa para os empregados e para a Caesb. A escolha do tema se justifica pela reconhecida importância do conhecimento nas organizações, além de ser uma importante ferramenta para a contribuição e desenvolvimento de pessoas, qualificação, capacitação, produtividade e inovação. A fim de alcançar os objetivos, os tipos de pesquisa utilizados na metodologia foram: bibliográfica, qualitativa, com a utilização de autores modernos. Também foi utilizada a pesquisa descritiva e de campo. A pesquisa de campo foi realizada por meio de um questionário aplicado aos empregados da Caesb no Distrito Federal. Como instrumento de pesquisa, foi utilizado um questionário contendo 17 (dezessete) perguntas, sendo elas: fechadas e semiabertas, aplicadas para uma amostra dividida entre uma população presencial (85%) e a distância (57,5%) do total dos empregados. O resultado teve como finalidade apresentar os dados baseados nos benefícios e contribuições da Escola Corporativa para a organização. As considerações finais tiveram como fundamento, responder a situação problema, as hipóteses e os objetivos gerais e específicos.
Palavras-chave
Escola Corporativa; Gestão de Pessoas; Educação Corporativa; Conhecimento