REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS https://ojs.uniceplac.edu.br/index.php/reciso <p>A Revista de Ciências Sociais Aplicadas – RCSA é uma publicação digital com periodicidade semestral, cujo objetivo é o de promover a divulgação do conhecimento acadêmico-científico relacionado às áreas de ciências sociais e afins produzido por docentes, discentes e demais profissionais, inclusive àqueles externos ao UNICEPLAC.</p> <p>A Revista de Ciências Sociais Aplicadas – RCSA Publica artigos teóricos e aplicados em ciências sociais escritos em português. No caso de trabalhos aplicados, solicitamos o encaminhamento da base de dados utilizada juntamente da submissão do artigo.</p> pt-BR Fri, 15 Mar 2024 00:00:00 +0000 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Editorial https://ojs.uniceplac.edu.br/index.php/reciso/article/view/203 <p>Editorial</p> Franciney Carreiro de França, Elisângela de Andrade Aoyama Copyright (c) 2024 REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS https://ojs.uniceplac.edu.br/index.php/reciso/article/view/203 Fri, 15 Mar 2024 00:00:00 +0000 Expediente https://ojs.uniceplac.edu.br/index.php/reciso/article/view/204 <p>Expediente</p> Copyright (c) 2024 REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS https://ojs.uniceplac.edu.br/index.php/reciso/article/view/204 Fri, 15 Mar 2024 00:00:00 +0000 A saúde como direito social e os desafios individuais e coletivos: https://ojs.uniceplac.edu.br/index.php/reciso/article/view/85 <p>A Constituição da República Federativa do Brasil, é o norte jurídico com base na democracia e, através dela, os direitos e garantias fundamentais inerentes ao ser humano, são tutelados e assegurados por meio de leis, normas e princípios, buscando-se garantir o legitimo Estado de Direito. Através de sua história, o Brasil desde sua independência, já possuiu 7 (sete) constituições (1824; 1891; 1934; 1937; 1967 e 1988). Seguindo o contexto histórico normativo, a saúde no Brasil, somente vem possuir status de direito social, após a redemocratização em 1988 com a constituição cidadã, a qual, assegurou a todos o direito de acesso, independentemente de sua condição social, a tutela do Estado para o ingresso na saúde pública. Ademais, a promoção de um sistema de saúde sólido e eficaz é peça fundamental para proporcionar ampla condição social a sua população, tendo em vista o estrito cumprimento do princípio da dignidade humana por parte do Estado.</p> Lucas Durval Junio Oliveira de Mariano, Sérgio Murilo Miranda Coelho Copyright (c) 2024 REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS https://ojs.uniceplac.edu.br/index.php/reciso/article/view/85 Mon, 18 Mar 2024 00:00:00 +0000 Eutanásia e suicídio assistido: https://ojs.uniceplac.edu.br/index.php/reciso/article/view/201 <p>A presente pesquisa reflete acerca da situação de pessoas condicionadas a doenças incuráveis, estando ou não em fase terminal, e/ou estado vegetativo. Nesse contexto, questiona-se os limites dos direitos à vida e à liberdade, isto é, a autonomia da vontade de decidir acerca de tratamentos paliativos ou a limitação do prolongamento da vida. Por meio de método bibliográfico, leva-se em consideração a finalidade das normas jurídicas e de proteção aos direitos desses indivíduos. Esta pesquisa, procura abordar os aspectos característicos das modalidades da eutanásia, diferenciando sua aplicabilidade nos países que a regularizam, incluindo as perspectivas que abordam diferentes posições, sejam elas favoráveis ou desfavoráveis, para a devida legalização no ordenamento jurídico analisando o tema a luz da Constituição Brasileira e contexto histórico-cultural do mundo.</p> Andreza Apolinária Leite de Souza, Luís Felipe Perdigão de Castro Copyright (c) 2024 REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS https://ojs.uniceplac.edu.br/index.php/reciso/article/view/201 Fri, 15 Mar 2024 00:00:00 +0000 A relevância dos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem na Educação Infantil https://ojs.uniceplac.edu.br/index.php/reciso/article/view/71 <p>O presente trabalho trata sobre a relevância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, proporcionam diversas vantagens e contribuem para a formação do indivíduo, tal como estimular o desenvolvimento construtivo e a vida social. Através do brincar acontece uma interação com o meio e relaciona-se diretamente com a aprendizagem, logo, a criança brincando aprende de forma &nbsp;lúdica e brinca aprendendo. Seu objetivo é investigar a relevância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Trata-se de uma revisão da literatura, realizada por meio de revisão bibliográfica, focado em verificar se as atividades as quais acarretam teor lúdico são capazes de interferir e atuar positivamente no processo de desenvolvimento do aluno, se contribuem para a formação física, social, psicossocial e na inserção de um ser cidadão crítico em determinada sociedade. A pesquisa bibliográfica visou responder a seguinte questão norteadora: A problematização deste trabalho é saber se a ludicidade, jogos e brincadeiras no ambiente escolar, da Educação Infantil, contribuem para o desenvolvimento de aprendizagem? Foram selecionados trabalhos que procuravam explicar sobre o assunto os quais estavam nos idiomas português. Diante &nbsp;do exposto percebe-se que diversos autores e pesquisadores possuem unanimidade ao relatarem e apresentarem argumentos acerca dos jogos e brincadeiras, que é extrema importância para adquirir conhecimento e desenvolver a personalidade. Constata-se a relevância de jogos e brincadeiras na vida da criança, além do lazer e diversão, capacitando a mesma para que possua atitudes cooperativas, desenvolvida e autônomas. Desenvolve-se também o pensamento acerca da importância que uma orientação qualificada, podendo propiciar desempenho de educação. Ademais, a prática das brincadeiras em ambiente escolar, permite ao educando ser um personagem ativo no seu processo de ensino, desenvolvendo por fim, sua autoconfiança.</p> Maria do Socorro da Costa Lima Gomes, Elisângela de Andrade Aoyama Copyright (c) 2024 REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS https://ojs.uniceplac.edu.br/index.php/reciso/article/view/71 Fri, 15 Mar 2024 00:00:00 +0000 Família e Escola: https://ojs.uniceplac.edu.br/index.php/reciso/article/view/117 <h2>Este artigo aborda a importância da participação familiar na escola, especialmente durante a pandemia de COVID-19. A relação entre família e escola tem sido historicamente desafiadora, mas desde o século XVII as famílias têm se envolvido mais na educação dos filhos. Atualmente, essa participação é considerada crucial, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Durante a pandemia, essa relação se tornou ainda mais vital para garantir a continuidade do ensino. Por meio de revisão bibliográfica e contribuições de especialistas, esta pesquisa oferece uma visão esclarecedora da interação entre família e escola nesse período desafiador. Os resultados revelam que a participação ativa da família na escola durante a pandemia trouxe benefícios significativos para os alunos, como o acompanhamento das atividades remotas, a criação de rotinas e a comunicação com os professores. O artigo está estruturado em: I - Introdução, II - Revisão de Literatura, III - Procedimentos Metodológicos, IV - Análise e Discussão dos Dados e V - Considerações Finais. Essa estrutura permite uma análise aprofundada da relação entre família e escola durante a pandemia, destacando os benefícios da participação ativa dos pais no processo de ensino e aprendizagem.</h2> Rayssa Estfany dos Santos Cruz, Welton Dias de Lima Copyright (c) 2024 REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS https://ojs.uniceplac.edu.br/index.php/reciso/article/view/117 Fri, 15 Mar 2024 00:00:00 +0000 Literatura infantil: https://ojs.uniceplac.edu.br/index.php/reciso/article/view/72 <p>A literatura na vida das pessoas é de grande importância e relevância, assim o contato da criança com a leitura deve ocorrer o mais breve possível. O seguinte trabalho mostra os benefícios que a literatura traz quando se inicia em casa e o quão benéfico é a continuação dela na educação infantil em sala de aula. Desta forma, o respectivo trabalho tem o intuito de apresentar as contribuições da literatura infantil para o desenvolvimento da criança. Esses processos foram separados em etapas que indicam os passos para o desenvolvimento, procedimentos de aprendizagem em casa que podem ocorrer de forma natural no dia a dia da criança quando familiares, pais ou responsáveis leem para elas, no decorrer quando deixam que a criança escolha os próprios livros que serão lidos e até mesmo incentivar o indivíduo a contar a história. Estratégias de como fazer a leitura e desenvolver o incentivo por ela, assim como os benefícios que são desenvolvidos no espaço escolar, onde todo esse processo pode ser aflorado trazendo um progresso contínuo. Através desses processos que a criança tem o desenvolvimento cognitivo, sociocultural, emocional, imaginário e até mesmo a escrita.</p> Caroline Ribeiro Pereira Viríssimo, Elisângela de Andrade Aoyama Copyright (c) 2024 REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS https://ojs.uniceplac.edu.br/index.php/reciso/article/view/72 Mon, 18 Mar 2024 00:00:00 +0000